C372N
TESTADOR ULTRASSÔNICO DE ALTO DESEMPENHO
NORMAS: UNI 7997 / EN 12504 PARTE. 4 / UNE 83308 / NF P18-418 / UNI 9524 / BS 1881: 203 / ASTM C597 / UNI 9189
Medidor de velocidade de pulso ultrassônico, “alto desempenho” com microprocessador para aquisição e processamento combinado de dados.
Trata-se de um instrumento que utiliza as mais modernas tecnologias, tem uma tela de toque colorida VGA de 1/4, 64 MB, interface Compact Flash, cartão SD, USB, RS232, RS485, sistema operacional Windows CE com a possibilidade de gerenciar arquivos EXCEL, WORD, PPT etc.
Testes ultrassônicos:
O aparelho permite medir a velocidade do impulso ultrassônico dentro do material (sabendo a distância entre as sondas).
Ele mede a distância entre as sondas (conhecendo a velocidade do impulso ultrassônico para passar pelo material testado).
Ele mede o tempo necessário pelo impulso ultrassônico para passar pelo material testado. O módulo de Young também é medido (conhecendo a distância entre as sondas e a densidade do material testado). Cálculo da profundidade de fissura.
Calibração zero com depuração do tempo para o impulso passar pelas sondas. Calibração de um valor de tempo definido. Função avançada para fins de pesquisa:
– Seleção da frequência de transmissão do impulso.
– Seleção da amplitude do impulso.
Capacidade infinita de arquivamento das datas de teste e o rastreamento de gráficos dos testes em cartão SD ou Compact Flash extraível e expansível.
Interface RS232 ou RS485 ou USB para conexão de PC ou impressora.
Medida de tempo de 0 a 9999,9 μs
Resolução: 0,1 μs
Possibilidade de utilizar o instrumento com duas sondas exponenciais, ou com uma sonda padrão e uma sonda exponencial.
O uso do aparelho é facilitado porque é baseado no PC e no modo Windows CE de trabalhar, permite usar o conhecimento do usuário do computador pessoal clássico e seus softwares.
Possibilidade de conectar o instrumento à internet para consultas ou extrações, como um PC comum. Possibilidade de visualizar a forma da onda transmissora enquanto atravessa o material verificado, transformando o instrumento em um osciloscópio real com a opção “Scope”.
Determinação combinada do ultrassom e esclerômetro (método do Sonreb):
O testador ultrassônico C372N abriga um registrador de dados integral para a aquisição, o processamento e o armazenamento dos valores do esclerômetro. A aquisição dos valores do esclerômetro é realizada com o modo manual ou automático.
- A) Modo manual:
Os valores medidos com um esclerômetro de concreto padrão são introduzidos manualmente no testador de ultrassom.
- B) Modo automático:
O modelo de esclerômetro digital Matest C386N é conectado diretamente ao testador ultrassônico através de um cabo. Os valores medidos são automaticamente transmitidos para o testador C372N.
As medidas da velocidade dos impulsos ultrassônicos e dos valores do esclerômetro são armazenadas e processadas automaticamente, fornecendo estimativas do módulo dinâmico de elasticidade e da razão de Poisson e fornecendo informações sobre possíveis vazios, fissuras e resistência da estrutura.
Através de fórmulas matemáticas é possível avaliar a resistência à compressão do concreto, útil para estimar os tempos de marcação do molde.
O ensaio combinado permite corrigir diferentes imprecisões típicas do teste do esclerômetro simples e obter estimativas sobre a resistência à compressão do concreto, que não podem ser obtidas com o teste ultrassônico, conferindo alta precisão e confiabilidade dos resultados.
O aparelho padrão inclui:
- Instrumento na configuração básica (escala X 400 MHz, Memória Flash de 64 MB, RAM 64 Mb) em um prático e elegante suporte.
- Duas sondas de 55 kHz com cabos de conexão.
- Cilindro calibrador e pasta de contato.
- Bolsa forte anti-choque para guardar o instrumento e os acessórios.
- Bateria Li-Ion 11,1 V 3000 mA / por hora.
- Alimentador externo 230 VAC / 24 VDC e carregador de bateria.
Dimensões: 400 x 300 x 180 mm.
Peso: 3 kg.
